PROJETO AMBIENTAL

Saiba mais sobre nosso projeto.

Nossas crianças estão inseridas em uma sociedade que pede a todo o instante formação de pessoas capazes de conviver e viver, pessoas que se atenham e conduzam linhas mestras de ação. Para isto não basta somente educar, temos que ter presente uma educação com valores.

Com vistas a isso tem-se discutido muito a questão da melhoria da qualidade de vida. E nos questionamos: Será que a Escola possui todos os recursos para enfrentar sozinha o desafio de construir "um novo mundo" para nossas crianças?

Sem sombra de dúvidas, sem a parceria com a família e a comunidade isso se torna impossível.

Pensando nisso a Escola, juntamente com outras filiadas ao Sinpré (Sindicato das Instituições de Educação Infantil Particulares de Caxias do Sul), propõe o Projeto Ambiental Crianças do Dedo Verde.

Com o intuito de ampliar os horizontes de nossa Educação Infantil e contribuir de forma responsável, ética e séria na realização de um trabalho de conscientização de nossas crianças, pais, profissionais e comunidade acerca da importância da preservação do meio ambiente.

Este projeto já existe desde 1999 e neste ano a Escola resolveu integrar-se nesta importante tarefa, a qual tem os seguintes objetivos:

  • Sensibilizar o grupo de pessoas envolvidas sobre importância de valorizarmos as questões ambientais;
  • Desenvolver o senso crítico, respeito, cooperação e responsabilidade referente ao meio ambiente em crianças pré-escolares;
  • Conscientizar as crianças, pais e profissionais envolvidos sobre a importância de utilizarmos a separação do lixo, reciclagem e limpeza do meio ambiente como imprescindível para a manutenção saudável de todo o ser vivo;
  • Integrar os pais no andamento do Projeto Ambiental;
  • Formar multiplicadores preocupados com as questões de preservação ambiental, efeito estufa, qualidade de vida...;
  • Desenvolver na comunidade, educação ambiental, a partir de exemplos concretos vivenciados por crianças em idade pré-escolar.

  • O projeto é desenvolvido de forma transversal e inserido nas ações e nos conteúdos desenvolvidos ao longo do ano em cada turminha.

    Além do trabalho realizado na Escola, algumas ações são planejadas e organizadas em conjunto com as outras Escolas participantes do projeto. Essas ações compreendem saídas da Escola, sempre que se fizer necessário, para efetuar a vivência através de passeios e visitas aos locais em estudo.


    Anualmente é definido o tema a ser desenvolvido:

    1999 "O Lixo";

    2000 "A Água que Nós Queremos";

    2001 "Efeito Estufa – Nosso Planeta está Esquentando";

    2002 "Qualidade de Vida";

    2003 "Escolas Infantis Preservando o Meio Ambiente: Lixo, Água, Efeito Estufa e Qualidade de Vida";

    2004 "A Água que Ainda Temos";

    2005 "SOS... Todo animal tem direito ao respeito";

    2006 "Plantas – Criança e Meio Ambiente merecem nosso carinho";

    2007 "Aquecimento Global – Cuidar do nosso Planeta é legal";

    Em 2008 foi definido trabalhar com único tema, este é usado anualmente até hoje, por ser amplo e tratar de todos os temas abordados anteriormente:

    "Cuidar do nosso planeta é legal, preservar é o nosso compromisso!".



    TOP